ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA RIBEIRA GRANDE
Quartel Sede - 296 470 100
SOBRE
A Nossa História
A 15 de Abril de 1875 um conjunto de 40 homens devidamente fardados apresentou-se publicamente em formatura junto do edifício da Câmara Municipal da Ribeira Grande, sob o comando de Vicente Coutinho da Silva Veloso.
Este facto é tido como o início oficial da Corporação dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande.
Fruto de muitas solicitações e porque havia necessidade de manter e suportar economicamente a corporação, e seus equipamentos, um grupo de pessoas imbuídas do espírito de bem servir reuniu-se em Associação no final da década de 1880, adoptando a designação de Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande.
O primeiro aquartelamento foi uma garagem existente no edifício anexo ao Paços do Concelho onde hoje funcionam os serviços camarários de atendimento ao munícipe.
Em 1975 é inaugurado o novo quartel sito à Rua da Praça, fruto da contribuição financeira de entidades oficiais e privadas, e de peditórios que corpos gerentes e corporação fizeram nas diversas localidades do concelho da Ribeira Grande.
As solicitações continuam a aumentar e apetrecha-se mais e melhor a corporação. Devido ao aumento do parque auto e à assunção de novas responsabilidades no serviço à comunidade, aumentou-se as instalações e em 1983 são inauguradas as garagens e a torre de exercícios, construídas num terreno em frente ao quartel.
Há que dar uma cobertura melhor e mais eficaz a todo o concelho. Em 1989 é inaugurado o quartel na freguesia da Lomba da Maia onde se instala a 3ª secção da corporação.
Devido à sua localização e à exiguidade de instalações o quartel da Rua da Praça com o correr dos anos deixa de dar cabal resposta às diferentes e continuas solicitações que lhe são exigidas. Assim, em 2005 inaugura-se o actual quartel sito à Rua dos Bombeiros, cidade da Ribeira Grande (freguesia da Conceição).
A primeira viatura motorizada, marca Ford, terá sido cedida pelo ministério do exército em 1952 e estava afecta à Base Aérea n. 4, na Ilha Terceira.
Actualmente a Associação tem cerca de 30 viaturas de diversas marcas e tipos que estão aptas a responder com eficácia a quase todo o tipo de emergências.
O Corpo de Bombeiros é constituído por cerca de 233 elementos nas mais diversas categorias e constitui uma referência quer a nível regional, quer nacional e até mesmo no estrangeiro, mercê da sua operacionalidade e capacidade nomeadamente através das equipas de manobras de seniores e cadetes.